Ensino Médio

Um dos princípios norteadores das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN) na etapa do Ensino Médio é o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Emconsonância com esse princípio, a estrutura do material para a 1ª série do Ensino Médio é compostapor disciplinas como Português, Matemática, História, Geografia, entre outras, as quais são essenciais para a formação do aluno. Porém, é preciso ir além do convencional, e é justamente nesse ponto que as matérias opcionais revelam a sua importância, pois trazem o mundo mais real para a sala de aula e estimulam o engajamento do aluno do Ensino Médio em sua própria jornada educacional.

A adequação da grade curricular às exigências da BNCC já faz parte de um movimento iniciado há algum tempo em nossa escola, onde nosso aluno é desafiado a superar obstáculos visando ao crescimento da vida acadêmica e pessoal, pois este é um momento em que a inquietação e exigências ganham contornos mais complexos.

Apresenta assim dois Itinerários Formativos, dando aos estudantes a possibilidade de escolha para seaprofundar na área de maior afinidade. Para esses Itinerários Formativos, elaborou-se um currículo multisseriado, permitindo que alunos de diferentes faixas etárias entrem em contato, trocando experiências e conhecimentos. O material didático de cada Itinerário é composto por trilhas de aprofundamento.