Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental Anos Finais, o enfoque está no aprofundamento dos componentes curriculares, mas não como um fim e sim para que os alunos da escola sejam capazes de colaborar, dialogar, argumentar e levantar hipóteses acerca do que estão aprendendo, tendo como princípio que conhecer é um processo e não um produto, nosso currículo integra elementos culturais, conhecimentos, valores, costumes, crenças e hábitos que constroem uma proposta político-educativa pensada e impulsionada para uma formação geral e completa.

Não se trata de pensar apenas em um rol de conteúdo a serem transmitidos para um sujeito passivo.

As atitudes, as habilidades mentais, por exemplo, também fazem parte da formação de nosso aluno. O conhecimento será o nosso ponto de partida, ou seja, o currículo terá como referência o conhecimento acumulado pela humanidade em seu processo de enfrentamento da realidade. Sendo assim, não se trata aqui de qualquer conhecimento, mas daqueles considera considerados fundamentais para se dar conta da compreensão do real e da capacitação dos sujeitos para o seu enfrentamento e alteração, sempre que isso se fizer necessário.